quarta-feira, 12 de abril de 2017

Série Neemias para o Geração Futuro – Aula 4

OBJETIVOS: Mostrar que Deus se alegra quando somos humildes e cooperamos uns com os outros.

VERSO CHAVE: Neemias 8.10 “ A alegria do Senhor é a nossa força".
DESENVOLVIMENTO: Levar folhas para que a criança escreva cartinha para Deus e, também,  uma caixa que eles possam guardar as cartas como se fosse caixa de correio. Orar novamente para que Deus supra as necessidades de cada criança de outros países.

HISTÓRIA DESTE DOMINGO – BASE BÍBLICA: NEEMIAS CAPÍTULO 3
Quem se lembra de quem era Neemias? (Dê tempo para que respondam). Isso mesmo, Neemias era o copeiro do Rei Artaxerxes e também um Governador.
Depois que ele falou com o papai do céu, descobriu que poderia fazer uma grande obra para Deus reconstruindo os muros de Jerusalém, isso era necessário para que o povo de Israel pudesse a voltar ser alegre no seu país e poder servir e adorar a Deus com alegria. No capítulo 3 de Neemias (mostrar a Bíblia) várias famílias diferentes ajudaram Neemias e todos os nomes das famílias estão escritas para que ninguém se esqueça que eles fizeram a diferença na comunidade que eles estavam inseridos. A necessidade do povo era reconstruir o muro para que Israel voltasse a ser uma grande nação.
O Matheus nosso irmão de GF tem uma necessidade, a bicicleta dele quebrou e para ele brincar novamente precisa que seja arrumada. Como podemos ajuda-lo em sua necessidade? Alguém tem alguma ideia? (Espere eles responderem e na medida do possível providencie alguém para visita-lo na semana para ver qual é a real necessidade do Matheus em relação a bicicleta).

Várias crianças em alguns países são perseguidas simplesmente por serem cristãos, ou seja, por adorarem a Deus e, elas necessitam de várias coisas, mais uma das coisas que elas necessitam é de oração para que Deus cuide e guarde cada uma das crianças e famílias daquele país. (Pegue a bandeira de outro país e faça a pausa para a oração)

Nas Escrituras Sagradas (aponte para a Bíblia) vemos que Neemias foi muito inteligente quando seguiu as orientações dadas por Deus em sua mente, ele separou pessoas para o ajudarem na reconstrução, todos cooperaram, ajudaram no que Neemias ia pedindo. E ele ia aprovando tudo que eles iam fazendo e comunicando sempre: olha só muito bem vocês estão fazendo direitinho.

Aproveitando: Quem fez coisas legais, boas obras nessa semana e pode contar para todos nós? (Dê tempo para eles testemunharem)

As vezes não é fácil fazermos boas ações e coisas que Deus se agrada como Jesus fez, mas nosso amigo Espírito Santo vai nos ajudar sempre, é só orarmos e pedirmos que Ele nos ajudará.

Quando fazemos o que Deus gosta e ele aprova, nós deixamos Ele muito feliz. Sempre devemos agrada-lo porque Ele é o nosso Deus, criador de tudo, Ele mandou Jesus vir até a terra para morrer por nós e então, com o sangue dele cobriu e perdoou todos os pecados de quem se arrependeu e se arrepende porque Ele nos ama e sempre nos amou.

HORA DA ATIVIDADE: DINÂMICA DA COOPERAÇÃO - PIRULITO
Objetivo: Para reflexão da importância de cooperar com o próximo.
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
Vamos ao passo-a-passo: Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O líder, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.
Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
Lição: Devemos ser servos humildes – todos nós – dispostos e ativos para cooperar com as pessoas e com Deus!
APRENDIZ: Ajude o líder com as crianças na hora de formar o círculo.

PARA CASA
Pergunte para alguém da sua família, qual o nome dos dois homens que foram contra a reconstrução do muro, levar desenho com o versículo para decorar para pintar em casa.
DECORAR PARA O PRÓXIMO GF: Neemias 4.20 Do lugar de onde ouvirem o som da trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós! "



Nenhum comentário:

Postar um comentário