Água da Rocha?
VERSO PARA DECORAR: “Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor [...] é Rocha eterna.”Isaías 26:4.
REFERÊNCIAS: Números 20:1-13;
OBJETIVOS - A criança deverá:
SABER que adoramos a Deus quando confiamos nEle.
SENTIR desejo de confiar em Deus.
RESPONDER pedindo a Deus que a ajude a confiar nEle.
MENSAGEM: Adoramos a Deus quando confiamos nEle.
Resumo da Lição
Os israelitas chegaram ao deserto de Zim e novamente enfrentaram a falta de água. Eles se queixaram e culparam Moisés e Arão, os quais levaram a Deus o problema. O Senhor recomendou que Moisés falasse a uma grande rocha e água jorraria dela. Moisés estava zangado com o povo por reclamar tanto e, em vez de falar, ele bateu na rocha com seu cajado.
Deus disse a Moisés e Arão que eles não conduziriam os israelitas até a Terra Prometida porque
não O haviam honrado diante do povo. Esta lição fala sobre adoração. Confiar em Deus é um ato de adoração. Com muita frequência, as pessoas tentam solucionar os problemas a seu modo, sem levá-los a Deus nem seguir Suas orientações deixadas na Bíblia. Confiam mais em si mesmas do que em Deus. Aqueles que confiam em Deus e Sua Palavra, mais do que nas próprias opiniões, são mais felizes e estão assim honrando e adorando a Deus.
Enriquecimento Para o Líder
A rocha que proveu água para os israelitas no deserto representava Cristo (1Co 10:4). Esse incidente ocorreu no fi m da peregrinação, após 40 anos no deserto. Durante muitos anos, uma fonte jorrava bem perto do lugar em que acampavam. “Precisamente antes de as hostes hebreias chegarem a Cades, cessou a torrente viva. [...] Deus Se propusera provar Seu povo novamente. [...]“Estavam, agora, à vista das colinas de Canaã. Alguns dias de marcha os levariam às fronteiras da Terra Prometida”
Boas-vindas
Saudar as crianças à porta. Perguntar como foi sua semana, se algo as deixou alegres ou as entristeceu. Iniciar a atividade preparatória escolhida.
Atividades Preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.1. Ímã
Fazer uma corrente de clipes para papel e fixar a ponta da corrente a um dos ímãs. Pegar outro ímã e dizer às crianças que você quer mover aquele ímã com a corrente de clipes. Colocar o ímã na posição que repele em vez de atrair. Pedir que as crianças deem sugestões sobre como fazer isso da maneira correta.
Analisando
Se vocês foram desobedientes, gostariam de ficar perto da pessoa a quem desobedeceram? A obediência a Deus faz vocês desejarem estar na presença dEle, adorando a Ele? Ler em voz alta Provérbios 3:5, 6.
Se vocês têm íntimo relacionamento com Deus, é mais fácil confiar nEle. Como se pode desenvolver esse relacionamento íntimo com Deus? Dar tempo para debaterem o assunto. Vamos recordar nossa mensagem de hoje:
ADORAMOS A DEUS QUANDO CONFIAMOS NELE.
2. “Por que Reclamamos?”Com antecedência, fazer cópias dos desenhos para cada criança. Distribuir o material e pedir que escrevam nos balões reclamações que normalmente as crianças costumam fazer. Os adultos podem ajudar, se necessário.
Analisando
Quando reclamamos é porque geralmente colocamos nossos desejos em primeiro lugar em vez de nos deixar guiar por Deus. Devemos confiar que Deus sabe o que é melhor para nós. Na lição de hoje, vamos aprender como Deus cuidou do povo de Israel apesar das reclamações deles.
Ler em voz alta Isaías 26:4 (as palavras do Verso Para Decorar). O que o verso quer dizer quando menciona que Deus é uma rocha? (Ele é forte; Ele é firme ou sólido; Ele não está indo para nenhum outro lugar, etc.) O que esse texto nos diz sobre confiar em Deus? (Deus deseja que confiemos nEle sempre. Ele é confiável.) E isso nos faz lembrar da mensagem de hoje:
ADORAMOS A DEUS QUANDO CONFIAMOS NELE.
Oração e Louvor - ConfraternizaçãoQuando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para que partilhem experiências do estudo da lição da semana e recapitulem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.
Cânticos Sugestivos: ?
Oração
Distribuir adesivos às crianças e pedir que escrevam ou desenhem algo pelo que agradecem a Deus. Pedir que levem seu lembrete e o fixem na pedra. Formar um círculo em volta da pedra e orar pedindo a Deus que aceite os agradecimentos feitos com louvor e confiança nEle.
Lição Bíblica - Vivenciando a História
Personagens: Moisés, Arão, o povo (todos os alunos).
Montagem do cenário: Encontrar um modo de fazer de conta que a água jorra da “rocha” quando “Moisés” bater ali o cajado. Montar uma parede rochosa com os jornais amassados. Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos e orientá-las a fazer o seguinte:
Palavras: Ações:
água: fazer gesto de despejar
reclamar, resmungar, murmurar: fazer como se estivessem com a boca seca gemendo de tanta sede
O povo de Israel estava novamente sem água [gesto de despejar]. Então, começaram a reclamar [como se estivessem com sede] a Moisés, outra vez:
– Por que você nos tirou do Egito para morrermos neste deserto? – resmungavam [como se estivessem com sede]. – Aqui não há nada para comermos. E não temos água [gesto de despejar] para beber! – Eles não resmungaram [como se estivessem com sede] uma ou duas vezes. Na verdade, não paravam de reclamar [como se estivessem com sede], e o murmúrio [como se estivessem com sede] crescia cada vez mais.
Quantas vezes Moisés já ouvira aquilo? O fato era que o povo já havia reclamado [como se estivessem com sede] antes por falta de água [gesto de despejar], exatamente naquele lugar, quarenta anos antes. Naquela ocasião, Deus havia mandado Moisés falar à rocha, e água [gesto de despejar] jorrara de dentro dela. Litros e mais litros de água [gesto de despejar], que continuou a jorrar enquanto o povo esteve ali.
E ali estavam eles novamente, com o problema da falta de água [gesto de despejar]. Em vez de confiar que Deus supriria suas necessidades, eles resmungavam e reclamavam [como se estivessem com sede]. E Moisés, como sempre, foi a Deus em busca de ajuda. Deus disse a Moisés que pegasse seu cajado e chamasse seu irmão Arão. Em seguida, eles deviam reunir todo o povo.
“Deem ordem [ou falem] à rocha, e dela sairá água [gesto de despejar]”, disse Deus. (Números 20:6-8, BLH.) Moisés fora paciente durante muito, muito tempo. Mas depois de 40 anos ouvindo os israelitas
reclamando [como se estivessem com sede], ele já estava farto, irritado, cansado. Provavelmente, estava com calor, e também com sede. Seja qual tenha sido a razão, o fato é que ele esqueceu quão paciente Deus sempre fora com ele durante toda a sua vida. Esqueceu o quanto Deus o perdoara. Esqueceu o carinho com que Deus o havia tratado.
– Ouçam, seus rebeldes, será que precisamos tirar água [gesto de despejar] dessa rocha para vocês? – Moisés gritou para o povo. Então, ergueu o braço e bateu duas vezes na pedra com o seu cajado. E Deus fez com que água [gesto de despejar] jorrasse da rocha. O povo ficou contente e correu para satisfazer sua sede.
Mas quase que no mesmo instante, Deus falou com Moisés novamente, com Sua costumeira voz calma e suave.
– Moisés, você não confiou em Mim. Você não Me honrou como Deus santo aos olhos dos israelitas
– Ele disse. – Por causa disso, você não entrará com este povo na terra que Eu lhes darei.
Moisés imediatamente se deu conta do que havia feito. Ele também se esquecera de confiar em Deus, como o povo fizera. Ele se esquecera da graça salvadora de Deus, de Sua paciência, amor e perdão. Moisés até mesmo se esquecera, por um momento, de que fora Deus quem havia mandado a água [gesto de despejar]; ele era apenas um ajudante de Deus.
Depois de 40 anos, de luta e espera, Moisés e Arão não entrariam na Terra Prometida para desfrutar o descanso. Nós aprendemos que adoramos a Deus quando O honramos, quando Lhe obedecemos e quando O louvamos. Deus deseja que nos lembremos de que O adoramos quando confiamos nEle.
Analisando
Numa cesta, colocar seis pedras lisas, cada uma com um dos números referentes às perguntas abaixo. Pedir que cada uma das crianças escolha uma pedra e diga o número que está escrito nela. Ler para a criança a pergunta correspondente ao seu número. Ela poderá responder a pergunta ou pedir que alguém responda.
1. Por que o povo resmungou?
2. Alguma vez Deus deixou alguém dentre o povo morrer de sede?
3. Se Deus sempre cuidou desse povo, por que ele resmungou?
4. Como as reclamações e resmungos do povo fizeram Moisés se sentir?
5. Por que não foi permitido que Moisés entrasse na Terra Prometida?
6. O que aconteceu quando Moisés bateu na rocha?
Respostas: 1. Não havia água; 2. Não; 3. Esqueceram-se de quão bom Deus havia sido com
eles; não confiaram em Deus; 4. Fizeram Moisés ficar zangado e irritado; 5. Porque ele não confiou
em Deus; não honrou a Deus diante do povo; desobedeceu a Deus; 6. Jorrou água.
Como vocês se sentem quando se lembram de confiar em Deus? (Sentimos paz, ficamos contentes,
não temos medo, etc.) Vamos dizer juntos nossa mensagem para hoje:
ADORAMOS A DEUS QUANDO CONFIAMOS NELEVerso Para Decorar
Ler em voz alta Isaías 26:4 (o Verso Para Decorar). “Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor [...] é Rocha eterna.” Isaías 26:4. Falar as palavras do verso para que as crianças repitam em forma de eco: “Confiem (confiem) sempre (sempre) no Senhor (no Senhor), pois o Senhor (pois o Senhor) [...] é Rocha eterna (é Rocha eterna).”
Estudo da Bíblia
Vamos procurar em nossas Bíblias outros versos sobre confiar em Deus. Se necessário, os auxiliares adultos poderão ajudar as crianças a encontrar os textos. Todas as crianças devem encontrar e ler o mesmo texto. (Em classes grandes, formar grupos de cinco ou seis alunos para esta atividade.) Todos devem ler juntos, em voz alta, o verso. Salmo 56:3 Salmo 62:8 Provérbios 3:5 Isaías 12:2 Isaías 26:3
Analisando
Como sabemos que podemos confiar em Deus? (Ele prometeu estar sempre conosco. Ele mostrou Seu cuidado por outros. Lemos na Bíblia sobre Seu cuidado por outras pessoas. Já experimentamos Seu cuidado, ou conhecemos alguém que experimentou.) O que vocês acham de saber que Deus cuida de vocês e que podem confiar nEle em todas as situações? (É ótimo, positivo, ficamos alegres, agradecidos, felizes, etc.) Confiar em Deus é outra maneira de adorá-Lo e é exatamente isso que a mensagem de hoje nos ensina. Vamos dizê-la juntos:
ADORAMOS A DEUS QUANDO CONFIAMOS NELE
Aplicação da Lição
Situações: Pedir que as crianças encenem ou debatam as duas situações abaixo:
1. Você quer aprender a letra de um novo cântico. Você lê uma vez e decide ensaiar no dia seguinte. Passa-se uma semana e você não se lembra do cântico. Duas semanas depois você lê toda a letra do cântico uma vez mais, e então telefona para conversar com uma amiga. No dia seguinte, você menciona a sua amiga que deseja cantar o cântico com ela,mas não está se lembrando da letra!
Analisando
O que vocês acham que aconteceu de errado? (Não houve concentração para aprender o cântico.) O que vocês acham que deveriam ter feito? (Continuar cantando até aprender.) O que vocês acham que aconteceria se nos comunicássemos com Deus só de vez em quando? (Não O conheceríamos bem e, provavelmente, não confiaríamos nEle.)
2. Seus avós lhe pedem que saia com eles às compras e depois visite um amigo deles que está doente. Na verdade, você não quer ir, então inventa uma história sobre alguma coisa que precisa fazer. Mais tarde, você descobre que eles sabiam que você havia inventado uma desculpa.
Analisando
Como vocês se sentiriam da próxima vez que encontrassem os avós e nenhum de vocês mencionasse
o incidente? (Embaraçados, confusos, não gostaríamos de conversar sobre o assunto, etc.) Se tivessem bastante intimidade com os avós e costumassem conversar com eles sobre várias coisas, esse fato faria com que fosse mais fácil conversar com eles sobre o assunto? (Sim.) Se não cultivarem intimidade com Deus, como vocês se sentirão a respeito de falar com Ele ao fazerem alguma coisa errada? (Não confiaremos nEle; não teremos vontade de falar com Ele.) A confiança é importante em todos os nossos relacionamentos, mas especialmente em nosso relacionamento com Deus. Confiar em Deus é uma das maneiras de adorá-Lo. Vamos dizer juntos nossa mensagem:
ADORAMOS A DEUS QUANDO CONFIAMOS NELE
Partilhando a Lição no Pequeno Grupo
Verso Para Decorar em Pedra
Providenciar uma pedra grande lisa e uma canetinha colorida para cada criança. Pedir que cada uma escreva na sua pedra o Verso Para Decorar. (Os auxiliares adultos poderão ajudar, se necessário.) Se houver espaço, permitir que enfeitem a pedra. As crianças podem levar a pedra para casa e mostrá-la aos familiares. Mais tarde talvez desejem presenteá-la a alguém. Pedir-lhes que quando forem dar a pedra a alguém, digam o verso de cor para a pessoa. Digam também à pessoa que esta é uma lembrança para ajudá-la a lembrar-se de confiar na Rocha – Deus.
Analisando
O que quer dizer o Verso Para Decorar ao referir-se ao Senhor como a “Rocha eterna”?
(Deus é forte; Ele não muda; Ele pode nos sustentar, etc.) Como vocês se sentem tendo Deus como sua Rocha? (Contentes, confiantes, etc.) Quando vocês estiverem preocupados com alguma coisa, o que farão? (Conversaremos com a Rocha [Deus] e Lhe pediremos ajuda.)
Encerramento
Convidar cada criança a vir à frente, pegar a jarra com água e despejar um pouco de água na bacia (ou assadeira) enquanto menciona uma bênção recebida. Quando todas tiverem participado, pedir que formem um círculo enquanto é feita uma oração agradecendo a Deus por derramar Suas bênçãos sobre cada um dos alunos. Pedir que Deus ajude as crianças a continuar confiando que Ele as abençoará diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário