“Eu Te louvarei, Senhor, de todo o coração.” Salmo 138:1.
REFERÊNCIAS - Êxodo 15:22-27; Patriarcas e Profetas, p. 291-294.
OBJETIVOS - A criança deverá:
SABER que adoramos a Deus quando O louvamos.
SENTIR-SE alegre quando louva a Deus.
RESPONDER louvando a Deus com alegria.
MENSAGEM CENTRAL
Adoramos a Deus com alegre louvor.
Resumo da Lição
Partindo do Mar Vermelho, a coluna de nuvem guiou os israelitas ao deserto. Sua provisãode água acabou. Eles se alegraram quando chegaram às águas de Mara. Ao provar a água,
descobriram que era amarga e se queixaram a Moisés. Ele clamou ao Senhor por ajuda.
Deus pediu que Moisés lançasse na água um pedaço de madeira e assim a água se tornou potável.
Esta lição fala sobre adoração. Os israelitas não podiam viver sem água, por isso, pode-se
dizer que a água potável foi sua “salvação”. Jesus é nossa salvação. Ele nos traz alegria assim
como a água proporcionou alegria no deserto. Nós O adoramos e louvamos por que Ele nos
proporciona a alegria de ser salvos.
Enriquecimento Para o líder
Mara fica a três dias de viagem do Mar Vermelho e os israelitas viajaram sem água – uma experiênciaperigosa, especialmente no deserto. Cerca de 600.000 homens (a pé), além de mulheres e crianças saíram do Egito (ver Patriarcas e Profetas, p. 281). Se considerarmos um número igual de mulheres e talvez um pouco mais de crianças, pode ser que cerca de dois milhões de pessoas saíram do Egito. O clamor por água deve ter sido muito grande. Até hoje, Mara significa “amarga”, por causa dessa experiência.
Boas-vindas
Saudar as crianças à porta. Perguntar como foi sua semana, se algo as deixou alegres ou asentristeceu. Iniciar a atividade preparatória escolhida.
Atividades Preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.A. Secura
Providenciar uma variedade de coisas secas (lixa, algodão, areia, arroz cru, pipoca pronta) para serem colocadas dentro de sacos de papel. Permitir que as crianças coloquem a mão, sem olhar, apalpem e procurem adivinhar o que é.
Analisando
O que essas coisas que vocês apalparam têm em comum? (Todas são secas.) Nossa históriade hoje fala sobre um lugar seco, muito seco, onde algo aconteceu ao povo de Deus que o deixou
muito contente. O que vocês acham que eles fizeram para mostrar a Deus quão contentes
estavam? Aceitar respostas. Uma das coisas foi louvar a Deus. Nossa mensagem de hoje diz:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
B. Festa de Louvor a DeusPedir que as crianças abram a Bíblia em Salmo 149:1-5 e leiam todos juntos em voz alta. Certificar-se de que os alunos entendam o significado desta parte do Salmo. Depois da leitura, cantar o hino “Meu Louvor”.
Analisando
Dar tempo para respostas. Vocês gostam de louvar a Deus? Como nos sentimosquando louvamos a Deus? Por que motivos nós O louvamos? (Pelas coisas maravilhosas que Ele nos dá; nossos pais; nosso lar, etc.) Nós sempre temos motivos para louvar nosso Deus. Render louvores a Deus é um modo de O adorarmos. A mensagem de hoje diz:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
Confraternização
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para que partilhem experiências do estudo da lição da semana e recapitulem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.
Ofertas
Os israelitas louvaram a Deus porque Ele transformou a água amarga em água potável. Nós podemos louvar a Deus pelas bênçãos que Ele nos tem dado, e podemos partilhar essas bênçãos com outros de modo que aprendam a respeito dEle também.
Oração
Com antecedência, fazer cópias do copo e recortar. Distribuir uma cópia para cadacriança e pedir que formem um círculo. Cada um de vocês recebeu um recorte de copo para fazê-los lembrar da bênção que Deus concedeu aos israelitas no deserto. Essa bênção lhes proporcionou muita alegria. Pensem em alguma coisa na vida de vocês que lhes proporciona alegria. (Familiares, amigos, animais de estimação, bênçãos materiais, etc.) Escrevam essa bênção no recorte de copo ou façam um desenho que a represente. Agora, vamos fazer uma oração em que todos vocês vão participar. Eu iniciarei e cada um de vocês, a começar pela minha esquerda, agradecerá a bênção que está representada em seu recorte de copo. Pedir que um auxiliar adulto encerre os momentos de oração quando todos os que quiseram, tenham participado.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Professor vestido como Moisés para contar a história, pais, mães e crianças.Montagem do cenário: Pedir que enquanto o professor e os alunos saem para uma caminhada,
alguém despeje nos copinhos descartáveis um pouquinho de água salgada e os coloque sobre a mesa em volta da tigela ou bacia vazia. Pedir que deixem do lado da bacia, a jarra com água potável bem fresca, e deixem em algum lugar visível na sala o saquinho com o palito de sorvete.
As crianças podem vestir-se como nos tempos bíblicos com camisetas bem grandes e um cordão na cintura. As meninas podem colocar um lenço grande sobre a cabeça, e os meninos um lenço pequeno com as pontas amarradas, imitando um turbante. O professor (vestido como Moisés) pega a vara com a nuvem e dá alguns passos ao começar a contar a história.
Olá, crianças, meu nome é Moisés. Muito obrigado por terem se unido a nós em nossa viagem para a Terra Prometida. [Erguer bem alto a nuvem que está segurando.] A nuvem da presença de Deus está se movendo. [Dar alguns passos com a nuvem erguida.] Venham conosco; a nuvem de Deus nos mostrará o caminho. [Caminhar em volta da sala, certificando-se de que todas as crianças estão acompanhando. Continuar caminhando, se possível, fora da sala pelo pátio ou estacionamento da igreja. Fazer como se estivesse vendo plantas e animais no deserto. Apontar para um lado e outro, mostrando o que está “supondo ver” e descrever cada uma dessas coisas para as crianças, como se fosse tudo muito real. Ao voltarem para a sala, mencionar
como ficou com sede e como precisa de água depois de caminhar durante três dias no deserto. Perguntar se alguém ainda tem água consigo. Fazer a caminhada durar tempo suficiente
para que as crianças realmente comecem a sentir sede. Quando estiver vendo a sala novamente, reunir as crianças e continuar a história.] Olhem através do deserto. [Apontar para a sala.]
estamos nos aproximando de Mara. Vocês podem ver ali a pouca distância? Eu ouvi dizer que há uma fonte de água em Mara. Por isso, sejam fortes e corajosos, logo chegaremos lá e teremos água para beber. Eu cuidei de ovelhas aqui no deserto durante 40 anos quando era ainda bem jovem. Lembro-me de Mara. [Ao entrar na sala, dizer:] Aí está, como eu esperava, a fonte de Mara! Ei, água, pessoal! [Incentivar as crianças a beber um pouco de água. Oferecer os copinhos contendo apenas um golezinho de água salgada. As crianças vão provar e logo fazer cara feia e reclamar.
Qual é o problema? Vocês não querem água? Aqui há muita água; por favor, bebam! [Incentivar todos a beber. Pegar um copo e beber também.] Esperem aí! Não consigo beber isso! O que acontece com esta água? [Provar a água outra vez.] Hum, a água está amarga. A água de vocês estava amarga? É por isso que vocês não querem beber? Eu vejo que alguns de vocês estão ficando zangados. Não fiquem zangados comigo. Confiem em Deus. Lembrem-se de que três dias atrás Ele realizou um milagre lá no Mar Vermelho. O que aconteceu ali? (Ele abriu um caminho seco no meio do mar.) E vocês não acham que Ele pode providenciar água boa para bebermos aqui no deserto? Escutem, quando vocês passarem necessidade, não se queixem. Dirijam-se a Deus.
Contem a Ele o seu problema e verão o que Ele fará. [Fazer uma pausa, inclinar a cabeça e fechar os olhos. Acenar com a cabeça algumas vezes e então dizer:] Amém. Deus disse que devo jogar um pedaço de madeira na água. Vocês estão vendo algum pedaço de madeira por aqui? [Deixar que as crianças procurem até achar o palito de sorvete dentro do saquinho plástico fechado. Abrir o saquinho, jogar o palito dentro da jarra de água potável, mexer um pouco e servir a água nos copos das crianças, pedindo que antes joguem a água amarga dentro da bacia vazia, para receberem água boa. Depois de servir a todos, encher o seu copo também, beber e andar no meio das crianças, dizendo: Lembrem-se sempre do que aconteceu hoje aqui. Em poucos instantes Deus transformou nossa tristeza, sede e cansaço em alegria. Quando pensamos que vamos morrer de sede, Deus nos dá água para beber. Ele nos salva e nos faz alegres novamente. Deus sempre nos dá motivos para louvá-Lo. Que Deus maravilhoso!
Analisando
Pedir que as crianças se sentem. Enquanto elas continuam bebendo a água, perguntar: Como vocês se sentiram quando viram a água ao entrarem na sala? (Contentes, aliviados, animados.) Como se sentiram ao provar a água? (Desapontados, aborrecidos.) E como se sentiram ao provar a água boa e fresca? (Mais contentes do que da primeira vez; alegres.) Ler em voz alta Isaías 12:3. Como Deus lhes dá alegria? (Suprindo nossas necessidades; salvando-nos do pecado; resolvendo nossos problemas; deixando plantas e criaturas interessantes na natureza para aprendermos sobre ela, etc.) Vocês já louvaram a Deus hoje por todas as alegrias que Ele lhes proporciona na vida? Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
Verso Para Decorar
Ler em voz alta, Salmo 138:1, e depois pedir que todos repitam o verso juntos, algumas vezes até que todos saibam de cor: “Eu Te louvarei, Senhor, de todo o coração.” Salmo 138:1.
Estudo da Bíblia
Vamos ler na Bíblia a história da água amarga que foi transformada em água potável (boa para beber). Ela está em Êxodo 15:22-27. Esta história é um bom exemplo da bondade de Deus para com as pessoas. (Se necessário, os auxiliares adultos podem ajudar as crianças a encontrar o texto.) Pedir que quatro alunos leiam um verso cada um em voz alta. Depois da leitura, acrescentar: A Bíblia tem muitos versos de louvor que falam sobre todas as coisas boas que Deus faz para nós. Vamos ler três deles. Ajudar as crianças a encontrar e ler juntas, em voz alta, os seguintes textos:
Salmo 106:1, 2 Salmo 117: 1, 2 Isaías 12:2, 3
Analisando
Dar tempo para respostas. Que motivos temos para louvar a Deus hoje? Como vocês se sentem
quando louvam a Deus? (Contentes, alegres, felizes.) Quando pensamos nas coisas boas que Deus nos tem dado, ficamos alegres e nos sentimos muito bem. Louvar a Deus é uma das maneiras pelas quais todos nós podemos adorá-Lo. Vamos dizer juntos nossa mensagem:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
Aplicação da Lição
Coisas que nos Alegram
Pedir que os alunos se sentem em forma de círculo. Começar definindo uma categoria: alimentos, lugares, ou coisas. Bater de leve na perna duas vezes, pausadamente, e então bater palmas duas vezes, pausadamente ao dizer: “Louvamos a Deus pelo que Ele nos dá. Um bom (alimento/lugar/coisa) que nos pode alegrar. Continuar com as palmas ritmadas à medida que dá a volta em todo o círculo, dando a oportunidade a cada aluno de mencionar alguma coisa na categoria escolhida. (Exemplo: Todos dizem: “Louvamos a Deus pelo que Ele nos dá.” O professor continua: “Um bom [mamão] que nos pode alegrar.” Então todos repetem: “Louvamos a Deus pelo que Ele nos dá.” A criança seguinte diz: “Uma boa [maçã] que nos pode alegrar.” Dar a volta no círculo até que todos tenham mencionado um alimento, um lugar e uma coisa que os pode alegrar.
Analisando
Será que nós mostramos tanta alegria e entusiasmo por Deus como pelos alimentos, lugares
e coisas preferidos? O que vocês podem fazer com o corpo para expressar louvor a Deus? Ler
em voz alta Provérbios 15:13 e Provérbios 17:22. Todos os dias e de todas as maneiras podemos
louvar a Deus com alegria. Repitam comigo a mensagem de hoje:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
Partilhando a Lição no Pequeno Grupo
Alegre Louvor
Com antecedência, fazer arranjos para que seus alunos em algum momento da Celebração desçam e cantem um de seus hinos preferidos. Antes de saírem para cantar, dizer: Quando louvamos a Deus, nós O fazemos feliz, nos sentimos felizes e fazemos outros felizes também. Hoje teremos a oportunidade de partilhar a alegria que Deus nos concedeu com toda a igreja. Quando tivermos terminado de cantar ali, vamos todos voltar para nossa classe e analisar a atividade feita.
Analisando
Dar tempo para respostas. Como vocês acham que Deus Se sente ao nos ouvir cantando louvores
a Ele? O que vocês acham a respeito de partilhar louvores a Deus com outras pessoas?
Vocês serão capazes de partilhar cânticos de louvor a Deus com alguém na sua própria casa
durante a semana? Pensem em alguém que gostaria de unir-se a vocês para louvar a Deus. Cantem com essa pessoa durante a semana. Lembrem-se de que Deus fica muito feliz quando O louvamos. Ele fica mais feliz ainda quando crianças O louvam com alegria. Vamos repetir juntos a mensagem de hoje mais uma vez:
ADORAMOS A DEUS COM ALEGRE LOUVOR.
Encerramento
Formar um círculo. Orar pedindo que Deus ajude as crianças a procurar novas maneiras de
louvá-Lo durante a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário