terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Amando os Desprezados

Amando os Desprezados
VERSO PARA DECORAR: “Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé.” I Pedro 2:17, NTLH.
REFERÊNCIAS: Lucas 7:36-50.
OBJETIVOS: A criança deverá:
SABER que na família de Deus tratamos uns aos outros com respeito.
SENTIR-SE disposta a respeitar até os desprezados.
RES PONDER pro curando intencionalmente incluir em seu círculo os que são desprezados.

MENSAGEM CENTRAL
Deus quer que eu inclua em meu círculo aqueles que costumam ser deixados de fora.
Resumo da Lição
Simão, o fariseu, ofereceu um banquete em sua casa. Jesus e Seus discípulos foram convidados. Durante o jantar, Maria, uma mulher não convidada e de presença indesejada, de vida pecaminosa, entrou na casa e pôs-se a chorar aos pés de Jesus. Molhando os pés dEle com as lágrimas, enxugava-os com o próprio cabelo e ainda derramava perfume de uma caixa de alabastro sobre os pés dEle. Simão e outros ficaram irritados com isso. Jesus defendeu Maria, salientando para Simão que Maria tinha sido perdoada em muito e por isso muito O amava.
Esta lição fala sobre comunidade. Jesus tratou Maria com respeito e incluiu-a em Seu círculo de amigos, embora ela fosse desprezada e desdenhada por muitos outros. Seus seguidores farão o mesmo a todas as pessoas, incluindo as que não são amadas.
Enriquecimento Para o Professor
Quando um convidado (especialmente um rabino) entrava em uma casa para um banquete, três coisas eram feitas. O anfitrião colocava a mão sobre seus ombros e dava-lhe o beijo da paz, água fresca era trazida para lavar-lhe os pés e fazê-lo sentir-se confortável, e uma pitada de incenso de cheiro suave era queimada ou uma gota de essência de rosas era derramada sobre a cabeça do convidado. Neste caso nenhum dos três costumes havia sido praticado. Em um banquete, os convidados tiravam as sandálias antes da refeição e se reclinavam sobre o lado esquerdo nos divãs dispostos em três dos lados da mesa, com o cotovelo esquerdo descansando sobre a mesa e os pés na ponta mais baixa do divã, mais longe da mesa. Isso fez com que fosse comparativamente simples para Maria “ungir” os pés de Jesus sem ser notada até que o aroma do perfumado unguento enchesse a sala.

Decoração da Sala:  Mesma da lição anterior
Boas-vindas: Saudar as crianças à porta. Perguntar como foi sua semana, se algo as deixou alegres ou as entristeceu. Iniciar a atividade preparatória escolhida.

Atividades Preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação.
A. Quem é o Líder
Pedir que um voluntário saia da sala. As demais crianças deverão formar um círculo.
Escolher um aluno para ser o líder. O líder deverá fazer alguns gestos e as demais crianças o imitarão. Pedir que o voluntário volte para a sala e fique em pé no meio do círculo para tentar descobrir quem é o líder. O líder deve mudar os gestos quando o voluntário não estiver olhando. Dar oportunidade para diferentes crianças participarem como líder e como voluntário para adivinhar quem é o líder.
Analisando
Dar tempo para respostas. Como foi quando vocês estavam tentando adivinhar quem era o líder do grupo? O que pensaram quando não conseguiram perceber quem era o líder?
Às vezes, muitos de nossos amigos estão fazendo alguma coisa na qual não somos incluídos.
Como nos sentimos quando somos deixados de fora? Vocês já participaram de algum grupo que deixou outros de fora? Quando isso acontece, o que vocês podem fazer?
Como vocês podem ajudar a incluir outros em suas atividades? (Convidando-os a participar; escolhendo-os para fazer parte da sua equipe; partilhando alguma coisa com eles; pedindo que eles ajudem vocês, etc.) A mensagem de hoje diz:
DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

B. O Nariz Conhece
Com antecedência, colocar em cada potinho algum material perfumado ou especiaria (algodão perfumado, pétalas de flores, extrato de baunilha, canela em pó, cravos, suco
de limão, suco de laranja, chocolate, etc.) Se os potinhos forem transparentes, cobri-los
de modo que os alunos não vejam o que há dentro. Pedir que os alunos fechem bem os
olhos, ou tenham os olhos vendados enquanto é passado um potinho aberto de cada vez
perto do nariz deles. Verificar quantos aromas eles conseguem reconhecer.
Analisando
Por que os cheiros ou aromas são importantes? (Eles nos ajudam a sentir o sabor
dos alimentos; são agradáveis.) Hoje estamos falando sobre cheiros e perfumes porque
nossa história bíblica é sobre uma mulher que fez algo importante com um certo
perfume. Por causa disso, algumas pessoas pensaram que Jesus não devia dar atenção a ela. Mas essa não foi a atitude de Jesus. A mensagem de hoje diz:
DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

Oração e Louvor
Confraternização
Quando conveniente, contar aos alunos sobre as alegrias e tristezas relatadas no momento da chegada das crianças. Dar tempo para que partilhem experiências do estudo da lição da semana e recapitulem o Verso Para Decorar. Dar calorosas boas-vindas a todas as visitas e entregar-lhes um cartãozinho, adesivo ou lembrancinha. Comemorar aniversários (orar pelos aniversariantes), eventos especiais ou conquistas dignas de menção.

Cânticos Sugestivos: Geração Futuro e Como Jesus Cristo eu quero ser

Ofertas
Lembrar às crianças que todas as bênçãos materiais vêm de Deus. Como Deus nos trata
melhor do que merecemos, devemos partilhar Seu amor ao dar do que temos para que outras pessoas possam conhecê-Lo.
Lição Bíblica: Vivenciando a História
Personagens: rabino, mãe, pai, criança, servo, Jesus, Marta, Maria, Simão, discípulos,
convidados.
Montagem do cenário: vestir alguns voluntários com roupas dos tempos bíblicos para juntos encenarem a história. Não esperar que os alunos falem suas partes. Eles podem participar enquanto o professor conta a história e lhes dá um sinal para encenarem.
Para tornar a experiência realmente inesquecível, remover as cadeiras e colocar almofadas e travesseiros no chão para todos participarem do banquete.
Nos dias de Jesus, em um típico lar judeu quando se ouvia alguém bater à porta [fazer uma pausa e bater] uma criança corria para atender. Era comum o rabino, um honrado mestre, vir fazer uma visita. Assim, a criança convidava o rabino para entrar e com delicadeza dizia: “Papai, mamãe, é o rabino.”
Imediatamente o pai da criança se apresentava e dizia:
– Seja bem-vindo – e colocando a mão direita sobre o ombro do rabino dava-lhe o
beijo da paz. [Pedir que o “pai” dê um beijo na testa do “rabino”.]
* Esta Enquanto o pai oferecia ao rabino uma almofada para sentar, a mãe chamava um servo para trazer uma bacia, uma jarra com água e uma toalha. [Pedir que o “servo” traga o material e faça como se estivesse lavando os pés do “rabino”.] O pai, então, costumava tocar a testa e os pés do rabino com um óleo perfumado. [Fazer uma breve pausa para o “pai” colocar um toque de perfume na testa e nos pés do “rabino”.] Esses três rituais eram sempre seguidos em demonstração de respeito a um rabino. [Devem sair os que fizeram papel de pai, mãe, criança, servo e rabino.]
[Entra “Simão” e “Marta”.]
Simão está preparando um banquete. Marta o ajuda. Simão conta para ver se tem almofadas suficientes. Marta verifica se o alimento está pronto. Simão planeja onde cada pessoa sentará.
Os convidados começam a chegar. Simão cumprimenta cada um. [Os “discípulos” e “convidados” entram um por vez e sentam nas almofadas.] Depois de tirar as sandálias dos pés eles sentam, reclinados sobre as almofadas, com as pernas e pés estendidos. [Fazer uma pequena pausa até que todos, inclusive “Jesus” estejam sentados.]
Simão dá as boas-vindas a todos e pede a bênção sobre o alimento. [Aguardar alguns instantes enquanto “Simão” ora.] Marta se ocupa servindo os alimentos.
Durante o jantar, Maria entra e se ajoelha aos pés de Jesus. Ninguém a percebe. As lágrimas de Maria banham os pés de Jesus. Ela derrama um óleo perfumado nos pés dEle. [Acenar para que “Maria” abra o perfume e faça como se derramasse seu conteúdo nos pés de “Jesus”.]
À medida que a fragrância enche o ar, os outros convidados começam a olhar para os lados. “O que Maria está fazendo?” ficam imaginando. Simão se mostra descontente. Jesus o curara de lepra. Para mostrar sua gratidão, Simão preparara este banquete para Jesus e convidara muitas pessoas ilustres. Todos sabem que Maria não tem boa reputação. Ela não é uma das pessoas ilustres. Simão preferia que ela não estivesse ali.
Mas Maria não está pensando em nenhuma outra coisa senão em Jesus e quanto ela O ama. Suas lágrimas de amor e gratidão se misturam com o óleo perfumado e ela enxuga os pés de Jesus com seus longos cabelos. [“Maria” faz como se enxugasse os pés de “Jesus” com seus longos cabelos.]
Ao sentirem a fragrância que enche o ar da sala, as pessoas fazem comentários. [Os “convidados” fazem como se cochichassem uns com os outros.] Judas sussurra: – Isso é coisa cara! Custa todo o salário de um homem durante um ano! Se fosse vendido, o dinheiro poderia ter sido doado aos pobres.
Simão fica pensando por que Jesus permite que alguém tão sem importância O toque. Jesus sabe o que Simão está pensando. Sabe também o que Maria está sentindo.
– Deixem Maria em paz – Jesus repreende. – Ela fez algo maravilhoso por Mim. Quando cheguei em sua casa hoje, você não lavou Meus pés, não colocou óleo perfumado sobre a Minha cabeça, não Me deu um beijo para Me cumprimentar. Esta mulher foi muito perdoada, e por isso Me ama muito.
Então, Jesus promete que pessoas em todos os lugares ouvirão a história de Maria. Essa
história ajudará pessoas a compreender que Deus ama e aceita a todos, inclusive os que são desprezados e deixados de fora.
Analisando
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que Maria estava pensando ao chorar e derramar aquele perfume caro nos pés de Jesus? O que será que as pessoas orgulhosas da história estavam pensando? O que Jesus estaria pensando?
O que vocês fariam se estivessem entre um grupo de pessoas e de repente sentissem cheiro de perfume? Ler em voz alta João 12:3. Vocês acham que era fácil Maria fazer aquilo sem ser notada? (Não, o cheiro se espalhou pela casa inteira.) Como vocês acham que ela se sentiu ao perceber que todos começaram a olhar para ela? Se vocês vissem alguém envergonhado ou confuso, o que fariam? O que diz a mensagem de hoje?
DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

Verso Para Decorar
Ler em voz alta 1 Pedro 2:17 e debater o significado das palavras.

Estudo da Bíblia
A história do banquete de Simão está relatada em quatro livros da Bíblia, chamados
de “evangelhos”: Mateus, Marcos, Lucas e João. Vamos ler essa mesma história
nesses quatro lugares. Ajudar as crianças a encontrar os textos em suas Bíblias. Pedir que crianças voluntárias se revezem na leitura dos textos em voz alta.
Mateus 26:6-13 Marcos 14:3-9 - Lucas 7:36-39 João 12:1-8
Analisando
O que aprendemos a respeito de Simão nesses textos? (Havia sido leproso. Jesus o curara.)  Quem criticou Maria? (Judas e alguns dos fariseus.) O que Simão pensou a respeito da atitude de Maria? (Ele achava que Jesus não devia ser um profeta se Ele não soubesse que Maria era uma “terrível pecadora”.) O que Jesus pensou sobre a atitude de Maria? (Que ela demonstrava quão agradecida estava porque Ele perdoara seus pecados.) Será que há ocasiões em que pensamos coisas más a respeito de outras pessoas? (Sim.)
Depois de lermos essa história, o que devemos fazer a esse respeito? (Devemos procurar incluir em nosso círculo todas as pessoas, principalmente aquelas que são maltratadas ou deixadas de fora, desprezadas.) O que diz a mensagem de hoje?

DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

Aplicação da Lição - Mão Ajudadora
Com antecedência, escolher duas crianças para participar desta atividade.
Dar a uma das crianças um objeto bem leve (como uma carta) para carregar,
e pedir que ela atravesse a frente da sala carregando aquilo. Encontrá-la
no meio do percurso e oferecer-se para ajudá-la a carregar o pacote/objeto.
A criança deve lhe entregar o objeto e agradecer-lhe de coração, dizendo:
“Muito obrigado!”
Dar à outra criança um objeto pesado (mochila ou algum pacote grande) e insistir para que ela o carregue pela sala. Permitir que durante alguns instantes a criança tente arduamente carregar aquele peso. Então, encontrá-la no meio do percurso e oferecer para ajudá-la a carregar o pacote/objeto. A criança deverá dizer aliviada e contente: “Muito obrigado!”
Analisando
Qual das duas crianças ficou mais agradecida com minha ajuda? Jesus contou a Simão uma história sobre essa ideia. Ler juntos em voz alta, Lucas 7:40-48, 50.
Jesus aceitava e amava todos, mesmo pessoas que, como Maria, fizeram muitas coisas erradas. Maria foi ajudada em muito, por isso ela amava muito a Jesus.
Vocês conhecem alguém como Maria? Alguém que tem problemas e que talvez não seja
aceito por seus amigos? Na próxima semana vocês são capazes de mostrar a essa pessoa que a amam e a aceitam? (Fazer uma pausa e dar alguns momentos para que as crianças pensem em alguém. Elas não precisam dizer quem é.)
Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:
DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

Partilhando a Lição no Pequeno Grupo
Algo Especial Para Pessoas Especiais
Com antecedência, providenciar lembrancinhas como flor, biscoito, ou qualquer outra
coisa simples. Dar a cada criança um pedaço de cartolina e pedir que façam um cartãozinho usando o material disponível. No cartãozinho devem escrever as palavras “Jesus ama você.” Pedir que coloquem a lembrancinha dentro do saquinho, amarrem com o fitilho e prendam o cartãozinho. Convidar as crianças a entregar a lembrancinha a uma pessoa que pareça ter poucos amigos e dizer-lhe: “Eu fiz isso especialmente para você.”
Analisando
Dar tempo para respostas. A quem vocês darão a lembrancinha? Dar tempo para
comentarem. Incentivar as crianças a dizer o nome da pessoa a quem darão o que
prepararam. Se elas não souberem, ajudá-las a pensar em alguém da própria igreja.
Quando vocês entregarem o pacotinho a essa pessoa especial, pensem no que Jesus
disse em Mateus 25:40. Dar tempo para que todos encontrem o texto e leiam juntos,
em voz alta. “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quando vocês fizeram isso ao
mais humilde dos Meus irmãos, foi a Mim que fizeram.” Quando incluímos outros em nosso círculo de amizade, nós os fazemos felizes, e também deixamos Jesus feliz. Vamos todos juntos repetir nossa mensagem de hoje:

DEUS QUER QUE EU INCLUA EM MEU CÍRCULO AQUELES QUE costumam
ser DEIXADOS DE FORA.

Encerramento

Formar um círculo com todas as crianças, de modo que ninguém fique de fora. Fazer uma oração de agradecimento a Deus por todas as crianças e pedir que Ele ajude cada uma a lembrar-se de incluir as pessoas a sua volta que possam estar sendo deixadas de fora em alguma coisa.

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