quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tema da Semana e Domingo: O ESPÍRITO SANTO ME AJUDA


O ESPÍRITO SANTO ME AJUDA

I N T R O D U Ç Ã O  P A R A  O   LÍDER
A fim de preparar-se espiritualmente para apresentar esta lição, leia e pondere o seguinte:
O Espírito Santo é um membro da Trindade, juntamente com o Pai Celestial e Jesus Cristo.
É uma pessoa. A missão do Espírito Santo é testificar do Pai e do Filho e da veracidade de todas as coisas. Também pode-nos ajudar a escolher o que é certo e nos consolar. A maneira pela qual o Espírito Santo se comunica conosco é descrita nas escrituras como “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:11–12).
A T I V I D A D E S  D E   A P R E N D I Z A G E M
Comece com uma atividade motivadora.
Oração:  Peça a uma criança que faça a oração de abertura.
Música: Diga às crianças que você vai cantar uma música sobre o Pai Celestial.
Cante ou recite a primeira estrofe de “Eu Sei Que Deus Vive”  e faça os gestos a seguir. Peça às crianças que repitam com você.
Que Deus vive eu sei e ama-me também. (toque o peito com a mão)
O Espírito sussurra a mim e diz-me que é assim, (coloque a mão no ouvido)
E diz-me que é assim.
Atividade de Repetição:  Peça às crianças que digam “Espírito”. Diga-lhes que outro nome
para o Espírito de Deus é Espírito Santo. Peça às crianças que digam “Espírito Santo”. Explique-lhes que o Espírito Santo nos ajuda a saber que o Pai Celestial nos ama.
Dramatização: Diga às crianças que, quando fazemos o que é certo, o Espírito Santo nos ajuda a saber que fizemos uma boa escolha. Peça para as crianças fazerem com você a encenação de coisas corretas. Por exemplo:
É certo ir à Igreja. Vamos fazer de conta que estamos caminhando para a Igreja (balancem os braços ao andarem num círculo).
Repita a atividade com outros exemplos como: emprestar um brinquedo, ajudar a mãe a varrer o chão e assim por diante.
História: Explique às crianças que o Espírito Santo também pode-nos ajudar quando estivermos com medo. Conte a história a seguir:
Certo dia havia uma forte tempestade onde Davi morava. Houve fortes trovões (peça às crianças que cubram o ouvido), ventanias  (peça às crianças que soprem para fazer a mímica do vento) e chuva (peça às crianças que façam a mímica da chuva com os dedos). Davi sentiu medo. Sua mãe lhe disse que, quando sente medo, ora ao Pai Celestial (mostre a fotografia da página 30). Davi e sua mãe oraram ao Pai Celestial para que os mantivesse em segurança. Depois disso, Davi se sentiu seguro e feliz. Sua mãe disse que o Pai Celestial mandou o Espírito Santo para provocar esses sentimentos para que ele não sentisse medo.
Peça para as crianças dizerem “Espírito Santo”.
Conclusão:  Preste testemunho do Espírito Santo. Isso pode incluir uma experiência simples e breve da sua própria vida de quando recebeu orientação do Espírito Santo.
Oração:  Peça a uma criança que faça a oração de encerramento.

A T I V I D A D E S   O P C I O N A I S
PREPARAÇÃO:  Para a atividade com as escrituras: Traga a Bíblia. Marque João 14:26 para encontrar essa escritura facilmente.
Para a atividade com a ilustração: Faça uma cópia da figura do final da lição para cada criança.
Para o jogo com o cubo: Copie a ilustração. Se desejar, pinte-a. Recorte nas linhas contínuas e dobre nas linhas pontilhadas. Use fita adesiva ou cola para unir as pontas e fazer um cubo.
Atividade com Versinho:  Forme um círculo com as crianças e recite o seguinte versinho:
O Espírito Santo fala mansinho. (ponha o dedo nos lábios)
Nunca grita, é verdade. (coloque as mãos em volta da boca como que gritando)
Sempre nos guia e abençoa (dê as mãos e ande em roda)
Em cada atividade. (sente-se)
Escritura:  Diga às crianças que Jesus ensinou por meio das escrituras que o Espírito Santo nos ensinará. Abra a Bíblia em João 14:26 e leia: “O Espírito Santo (...) vos ensinará todas as coisas”. Peça às crianças que repitam essa frase com você (algumas palavras por vez).
Ilustração:  Mostre a ilustração na página e dê uma cópia para cada criança.
Aponte para o desenho da capela e explique-lhes que o Espírito Santo nos ajuda a saber que ir à Igreja é a coisa certa a fazer. Peça às crianças que apontem para a capela que está desenhada na folha deles.  Repita o exercício com as outras ilustrações.
Jogo como o Cubo:  Lance o cubo que você fez. Leia a inscrição no alto dele e peça às crianças que a repitam com você. Depois, peça às crianças que façam gestos simples relacionados ao desenho. Quando surgir o lado com as palavras “O Espírito Santo Me Ajuda”, diga às crianças que o Espírito Santo nos ajuda a saber quando fizemos algo bom. Repita o exercício, dando a cada criança a oportunidade de jogar o cubo.
DICAS DE ENSINO
Experiências pessoais: Contar experiências pessoais pode ajudar seus alunos a verem como
o evangelho influencia nosso cotidiano.
Dependendo da faixa etária, as experiências que você contar precisam ser simples e breves — não mais de uma ou duas frases. Ser gentil;  Ir à Igreja; Obedecer aos pais;
Escrituras: “Ao dar aula para as crianças, use as escrituras com frequência e encontre meios de fazer com que elas se tornem familiares para as crianças”
 Você pode ajudá-las a desenvolver amor pelas escrituras mesmo antes de elas aprenderem a ler. Mesmo que você leia somente uma pequena parte do versículo para as crianças, leia o versículo inteiro durante a sua preparação para a aula.
Revezar-se é difícil para as crianças menores.  Se a sua classe do berçário for grande, você mesmo pode jogar o cubo em vez de pedir às crianças que se revezem nisso.
Crianças menores: Lembre-se que a maioria das crianças tem dificuldade para se concentrar por muito tempo. Esteja atento a sinais de que precisam de mudanças. Se já fizer muito tempo que estiverem sentadas, faça uma atividade que lhes permita se movimentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário